5 regras para organizar sua varanda

Ter uma varanda não é o suficiente para que seja um lugar interessante, é necessário organizá-la. No entanto, para arrumar bem uma varanda, existem regras a cumprir. Como está a sua área, só falta a decoração? Temos dicas importantíssimas para te ajudar a transformar sua varanda em um verdadeiro diferencial da casa… aquele cantinho dos sonhos!

Regras básicas ao planejar uma varanda

Apontamos aqui 5 pontos a serem notados para você arrumar sua varanda, sem dúvidas, será mais fácil criar um espaço com a decoração certa. Veja quais são os pontos que iremos abordar:

1ª Regra: Escolher o ambiente ideal para a sua varanda

2ª Regra: Estilos harmonizados: interior da casa x varanda

3ª Regra: Piso ideal para varanda 

4ª Regra: Optar por móveis adequados para varanda

5ª Regra: Organização do espaço da varanda

Conheça as 5 regras para organizar a varanda

1. Escolher o ambiente ideal para sua varanda

Tenha uma ideia específica! Como regra geral, uma varanda é construída a partir do projeto que você tem em mente. Quer criar uma área gourmet? Ela não tem a mesma arquitetura de uma sala de estar ou jardim de inverno, por exemplo. Nesse caso, deve levar em conta um certo número de restrições técnicas relativas ao layout da área gourmet: aberturas, ventilação, fornecimento de água ou eletricidade, altura do móvel, etc. De outro modo, uma sala de jantar ou um jardim de inverno, permanecem apenas os critérios de estética e conforto, mas mesmo assim levamos em consideração as entradas elétricas: ter uma fonte de luz é fundamental, principalmente ao anoitecer!

2. Estilos harmonizados: interior da casa x varanda

Ainda que esteja do lado de fora, sem paredes para aquecer o local, a varanda continua fazendo parte da casa. Em outras palavras: a harmonia prevalece. Está fora de questão decorar a sua varanda com móveis estilo industrial, em metal e concreto, se os demais ambientes da casa possuem características do classicismo com móveis em madeira entalhada e muito luxo. Ou vice-versa! Embora não seja necessário criar uma cópia fiel do interior da casa, um mínimo de coerência é essencial para uma decoração de sucesso. Quer se trate da escolha das cores, dos materiais ou do estilo dos móveis.

3. Piso ideal para varanda 

Normalmente, os pisos são a melhor forma de harmonizar a decoração da varanda com a casa. Por isso, é indicado um piso com estilo semelhante para dar essa continuação. Cuidado para não colocar um piso impróprio para a área externa. Deve, portanto, ser lavável, resistente à luz, ao calor e à umidade. Claramente, a cerâmica é amplamente recomendada, seja um clássico com grandes ladrilhos, com efeito de madeira ou uma imitação de concreto. Alguns pisos de madeira exótica também podem ser uma boa opção, desde que sejam adequados.

4. Optar por móveis adequados para varanda

Temos o ambiente, o estilo, o chão, falta apenas definir os móveis necessários para arrumar a sua varanda. Como chegar a decisão certa? Tenha em mente que esses móveis estarão expostos ao tempo, portanto, precisam ser resistentes. Opte por móveis específicos para a área externa! Poltronas, chaises ou espreguiçadeiras para um jardim de inverno? Mesa de jantar redonda, quadrada ou oval para a sala de jantar? Uma mesa bistrô, banquetas modernas e aparador para a área gourmet? Que tal uma mesinha de centro, um sofá e duas poltronas para uma eventual sala de estar? Em todos os casos, evitamos tudo que é muito alto e obstrua a vista, muito maciço ou muito imponente, em favor de móveis leves e linhas limpas. 

5. Organização do espaço da varanda

Uma das regras mais essenciais para a organização da sua varanda é, sem dúvida, a mais simples: liberação do espaço. Nada de decoração em excesso, priorize a circulação, ao invés de muitos móveis opte pelo essencial. Além disso, as peças precisam ser adaptadas de acordo com o tamanho disponível do local. A exposição dos móveis a luz do dia requer certas atenções…. Logo, não coloque aquele armário da vovó na varanda, ao menos que tenha como protegê-lo dos raios solares e das intempéries climáticas. Para se favorecer de todos os seus benefícios, o sol deve ser capaz de entrar e a luz circular ali, tanto por uma questão de calor quanto de luminosidade. Dessa forma, sua varanda ficará mais interessante e convidativa!

Imagens de Pinterest


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.