Decoração de Cozinha Pequena

6 Dicas para Organizar uma Pequena Cozinha

Decoração organizada é essencial principalmente para pequenos espaços, contudo precisamos ficar atentos para não cometer erros que possam deixar o ambiente desagradável. Na cozinha devemos priorizar o bem-estar, portanto mobiliários funcionais podem proporcionar um bom espaço ao ambiente.

Aberta, fechada, talvez em U ou L, qualquer que seja o estilo, estas seis dicas simples para organizar sua pequena cozinha permitirão que você desfrute deste cômodo com muita comodidade.

Dica 1:

Faça perguntas e pense, o que você precisa?

Antes de começar a imaginar a cozinha ideal, é importante constatar o espaço que você tem disponível. Os móveis para cozinha precisam atender a todas as suas necessidades, porém devem ter medidas adequadas para se encaixarem perfeitamente nesse espaço. 

Em primeiro lugar, você precisa se perguntar. Quais móveis podem ser úteis para o que eu preciso? O suficiente para armazenar os itens do dia a dia na cozinha. É necessário ter diversos itens de cozinha? Com pouco espaço é bom evitar uma variedade de utensílios, assim não precisará de muitos móveis para armazená-los. Onde ficará os grandes e pequenos eletrodomésticos? Pense que os eletros precisam se conectar com as tomadas. Esta pequena cozinha também servirá como sala de jantar? Talvez sua casa não tenha tantos cômodos e precisará adaptar uma mesa no mesmo espaço.

Tenha sempre em mente as perguntas certas se deseja decorar com sucesso sua pequena cozinha. Comprar móveis e decorações antes de pensar em cada detalhe poderá prejudicar a decoração, devido ao risco de não ter espaço suficiente para acomodá-los. 

Dica 2:

Ganhe mais espaço de armazenamento

Não têm espaço suficiente em seus móveis para armazenar todos seus utensílios? Ainda pode haver alguns cantos esquecidos em sua pequena cozinha. Partes superiores, muitas vezes não são usadas, elas podem armazenar elementos de pouco uso. Aproveite os cantos com pequenas prateleiras, assim você irá ganhar ainda mais espaço para armazenar seus itens culinários. Bancadas com espaços livres podem acomodar perfeitamente uma cafeteira.

Dica 3:

Não poluir o visual da cozinha

Como na decoração de todos os pequenos cômodos, é importante não causar a impressão de um espaço sobrecarregado. Eletrodomésticos, pratos, copos, utensílios… devem, na medida do possível, ter lugar garantido dentro de gavetas, armários ou buffets. Muitos elementos espalhados acabam poluindo o visual do ambiente, quanto menos itens deixar exposto melhor será a aparência do local. Com a organização e armazenamento garantido, o ambiente será muito mais agradável de se viver

Dica 4:

Use todos os espaços livres

Espaços livres são ideais para colocar acessórios de uso diário como os porta-utensílios, além de ser muito conveniente para fornecer praticidade na preparação dos alimentos, irá proporcionar mais espaço nas gavetas. Caso você ainda tiver algum espaço sobrando na bancada, monte um kit com potes de temperos para facilitar a utilização deles em suas receitas. Se preferir, você também poderá adaptar um suporte de parede para organizar melhor seus utensílios e porta-temperos.

Dica 5:

Escolha móveis adequados

Escolher o mobiliário certo para se adaptar a sua pequena cozinha é essencial na decoração. Você precisará se movimentar facilmente pelo cômodo, portanto, deixe sempre um bom espaço livre entre os móveis. Armários compactos e embutidos nas paredes é uma forma de obter mais espaço. Mesa extensível adapta-se ao número de convidados, cadeiras com design mais estreito podem ser uma boa opção para garantir mais espaço para se movimentar no local.

Dica 6:

Mantenha a harmonia

Entendemos que, em uma pequena cozinha, devemos evitar decorações sem proveitos, que comprometam a harmonia do espaço. No entanto, a total ausência de decoração pode deixar o ambiente sem personalidade. Para decorar uma pequena cozinha, o ideal é optar por acessórios de design que também sejam úteis no dia a dia como um dispensador de detergente, um estiloso relógio de parede até mesmo uma fruteira vintage. Você também pode dar um toque de cor e originalidade, exibindo na prateleira as massas coloridas, diferentes tipos de grãos, doces e balas em seus potes com design decorativo.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.