Parede destaque

Descubra como Organizar Ambientes com Paredes Coloridas

Mais do que um efeito decorativo, a cor pode transformar um ambiente. Realmente, colorir uma parede pode ampliar, dividir ou iluminar uma sala, mas o excesso de cores poderá sobrecarregar, criando uma sensação de incomodo. Embora a cor acrescente um estilo ao ambiente, ela também pode transformá-lo. Principalmente, com as cores adequadas para a decoração de cada espaço dentro e fora da casa. No entanto, antes de escolher as cores, devemos avaliar o espaço de acordo com sua proposta – sala, cozinha, quarto etc. Portanto, descubra como organizar ambientes com harmonia na decoração, colorindo as paredes de modo adequado.

O efeito das cores nas paredes

A cor tem um efeito visual mais atraente em paredes livres de móveis e sem a divisão de porta ou janela. Ou seja, os detalhes atrairão mais a atenção do que para a cor da parede. Sendo assim, o ideal é pintar ou ter todos esses elementos no mesmo tom para não sobrecarregar o ambiente com várias cores. Assim, a cor da parede de destaque causará um efeito impactante logo na primeira impressão. Parede em frente ou na lateral da porta e de preferência ao lado da parede da janela, são melhores opções para avivar a cor. Na sala de estar, por exemplo, você pode pintar a parede onde um sofá será colocado, apenas preste atenção para não sobrecarregar com excesso de cores. Se você escolher pintar uma parede que está contra a luz use uma cor mais clara para o ambiente não ficar escuro demais.

Amplie o ambiente com uma parede colorida

A cor da parede pode ajudar ou atrapalhar na disposição do espaço. Contudo, pintar uma parede pode transformar a decoração de um cômodo. Colorir a parede do fundo de cômodos alongados, como um corredor, por exemplo, irá afastar a sensação de profundidade. Se não houver uma parede de fundo, você pode pintar uma porta ou a parede de frente. Desse modo, usar uma cor escura “achatará” o visual, criando uma efeito de aproximação das paredes. Salas estreitas também podem ter a aparência modificada pelo uso correto de cores, a cor aplicada na lateral terá o efeito de alargar o espaço..

Separe ambientes por cor

Como criar ambientes diferentes em um mesmo cômodo com uma parede colorida? Colorir a parede é uma excelente ideia para dividir espaços, além de deixar com um visual muito interessante. Você pode pintar uma parte da parede para destacar um ambiente. Por exemplo, colorir uma parede da sala de estar para delimitar um espaço para as crianças e outro para leitura. Também separar a sala de jantar integrada a cozinha, pintando a parede que irá destacar a mesa de jantar.

Cores para destacar ambientes

Pastel ou vibrante? Claro ou escuro? Qual a cor ou tom é melhor para pintar uma parede de destaque? Depende da finalidade e dimensão do cômodo. Ambientes sem muita entrada de luz solar costuma ser escuro, opte por cores claras e quentes. Dessa forma, a falta de luminosidade será compensada, além de aquecer o ambiente. Por outro lado, os tons mais suaves são ideias para um ambiente bem iluminado, assim evitará claridade excessiva de cores.

As cores também são muito importantes para o bem-estar, em cada cômodo deve ter uma tonalidade especial para não prejudicar a finalidade de cada ambiente.

No quarto, por exemplo, as cores suaves são bem-vindas, pois trazem uma sensação de paz e aconchego, facilitando o descanso na hora de dormir. Por outro lado, cores quentes podem ser usadas em alguns estilos de decoração.

Na sala de estar podemos usar cores suaves se o espaço for usado para descanso ou leitura. Por outro lado, cores vibrantes oferecem um clima convidativo tanto para momentos de lazer quanto para receber convidados para um bate-papo agradável. Assim como na cozinha, cores vivas deixam o espaço mais amigável e acolhedor.

Finalmente, uma parede colorida é suficiente por destacar a decoração, então as outras paredes devem ter cores suaves ou mesmo o branco. Experimente colocar umas estampas ou detalhes de móveis ou objetos com um toque da mesma cor dessa parede em destaque ou combine outras tonalidades e cores que complementem a decoração com muito estilo.

Imagens Pinterest e Atelier Clássico


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.