Ambiente Sem Janela

Como Organizar um Ambiente Sem Janelas

Está com dificuldades para organizar uma decoração de um ambiente sem janelas? Uma decoração bem planejada pode facilitar seu trabalho. O ambiente sem janela precisa de espaço, iluminação e cores que tragam a claridade e conforto. Nesse caso, separamos algumas dicas para você se inspirar e dar mais comodidade a esse espaço fechado.

Luz artificial à vontade

A falta de janelas no ambiente indica a necessidade incluir muita luz artificial. Portanto, ao planejar a decoração do local, explore todos os locais possíveis para instalar várias luminárias. Por sua vez, elas devem estar em harmonia para iluminar todo o espaço com luz suficiente para oferecer conforto para todos os moradores

Uma sala ampla é melhor para iluminar, assim você pode adicionar várias luminárias de parede, com lâmpadas potentes, além de uma luminária pendente no teto. É recomendável adaptar outras iluminações, decorativa e funcional, dependendo da propósito do ambiente. Sendo assim, se o cômodo for pequeno pode ser usado para fins específicos como trabalhar, costurar, ler e outros, portanto mantenha a luz sempre focada ao local principal.

Iluminação especial

Você precisa organizar essa sala para receber visitas? A iluminação pode ser diferenciada com modelos de luminárias decorativas para deixar o ambiente mais convidativo e agradável. Abajur traz um visual elegante e um clima aconchegante. Existem diversos modelos de luminárias com design diferenciado que se adaptam ao seu estilo de decoração. Luminárias de chão, por exemplo, deixam o ambiente muito mais interessante para receber convidados para um passatempo agradável. Outros tipos de iluminação também são adequados para substituir a janela desse espaço fechado.

Instale o maior número possível de focos de luzes na sua sala, no teto, na parede, no chão, nas mesas, em colunas e nichos. Quando não há janelas no ambiente, todos esses métodos são válidos para criar uma atmosfera acolhedora.

Cor e tons do ambiente

Melhore o efeito da iluminação escolhendo cores neutras em tons claros para revestir paredes, pisos e tetos. Dê alguns toques com cores vibrantes em detalhes da decoração como os tecidos de cortinas, tapetes, sofá ou outros móveis estofados, mas deixe o ambiente interior principal o mais claro e leve possível.

Abuse da cor branca, a claridade da cor proporciona mais profundidade ao ambiente, o que é muito importante na decoração de um espaço fechado sem a possibilidade da entrada da luz do sol. Portanto, essa cor pode ser usada em cômodos como banheiro, lavanderia ou escritório, assim o local ficará mais agradável. Outras cores também são usadas na decoração de espaços pequenos como o cinza claro e o bege, geralmente tons pastel são mais usados em paredes, teto e piso.

Elementos que iluminam

O fato de não ter janelas no ambiente pode causar uma sensação de prisão ao mesmo tempo que se torna um lugar mais quente. Por essa razão, é importante ter poucos móveis e decorações, apenas o essencial, para obter mais liberdade e frescor. Alguns elementos ajudam a refletir a luz, mesmo artificial, expandindo a iluminação e deixando o local com um clima fresco.

  • Espelhos nas paredes;
  • Mobiliários espelhados;
  • Móveis com tampo de vidro;
  • Peças de metal cromado;
  • Móveis de madeira com pintura branca ou tons claros.

Espelhos nas paredes brancas reforça a ideia de ampliar o espaço, assim como os mobiliários espelhados. Móveis com tampo de vidro e peças com detalhes em metal, cromado ou pintado de cores suaves, ajudam a manter uma atmosfera mais refrescante nesse espaço. A pintura branca ou tons claros dos móveis de madeira causa um efeito relaxante no ambiente transformando a decoração desse espaço fechado em um lugar aconchegante e agradável.

Sem dúvidas, toda essa combinação de luminárias, cores, mobiliários e elementos decorativos podem te ajudar a criar uma decoração adequada para seu ambiente sem janelas.

Imagens do Pinterest e Atelier Clássico


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.