Decoração Provençal

Decoração Provençal: ideias para organizar a casa com muito charme

Você está querendo viver no estilo provençal? Então, você precisa criar uma atmosfera charmosa da vida campestre combinada a um design requintado de um ambiente clássico. A decoração provençal tem características fundamentais para contribuir com a personalidade elegância do estilo. Sendo assim, separamos algumas ideias para você se inspirar nessa decoração e organizar sua casa com muito charme provençal.

Visual Estilo Provençal

O visual provençal da casa envolve todo o espaço, portanto é muito importante escolher o acabamento certo para o teto, o chão e as paredes para uma decoração autêntica. É comum que o chão tenha tábuas de madeira ou revestimento com aparência de pedra. Paredes podem ter um toque rústico com pinturas suaves ou apresentando tijolos originais. Tetos claros com vigas típicas para o estilo oferecem um toque expressivo especial ao interior da casa. O branco é mais indicado para criar um ambiente mais iluminado, principalmente para oferecer uma atmosfera suave combinando as cores da parede e do chão.

Decoração natural

Materiais naturais como a madeira e a pedra são características que definem a decoração em estilo provençal com originalidade. Em geral, a pedra é usada em revestimentos e a madeira em móveis e decorações. Outros materiais muito utilizados e característicos do estilo provençal são: ferro forjado, vime e tecidos leves. Normalmente, os tecidos usados na decoração do estilo provençal são o algodão e o linho em formato franzido, rendados ou enfeitados com aplicações de bordados com padrões florais feitos com a técnica de patchwork.

Cores do provençal

Você pode organizar os ambientes seguindo as cores características do estilo provençal. Tons pastel de amarelo, azul, verde, rosa e lilás e as cores claras e suaves prevalecem nessa decoração. Também tons terrosos e quentes podem ser destacados em cômodos como a cozinha, por exemplo.

As cores da decoração provençal é, sem dúvida, uma característica marcante do estilo. Por vezes essas cores são acompanhadas por tons mais intensos representados por uma área que fica na costa da região de Provença, no sul da França, onde o calor e o mar Mediterrâneo inspiram uma atmosfera convidativa colorindo com o azul e o amarelo brilhante. 

Inspiração campestre

Temas florais, em tons suaves, estampam paredes e decorações de casas provençais. Geralmente, as estampas são apresentadas em forma de papel de parede, nos desenhos artesanais em objetos de cerâmica ou em tecidos que revestem móveis e decorações como sofá, cadeiras, almofadas e cortinas.

Pinturas que retratam a vida no campo desenhadas em cerâmicas decorativas como pratos e potes proporcionam um clima acolhedor.

Móveis com charme provençal

Em geral, os móveis são de madeira com pernas curvas, estofados em tecido com estampas florais. Detalhes em ferro forjado também aparecem na decoração em forma de lustres, estrutura da cama, base das mesas, além de itens decorativos como arranjos de vasos e luminárias. Escolha uma iluminação que denote personalidade ao ambiente, como um abajur com cúpula de tecido com pintura artesanal, esses detalhes realçam toda a delicadeza da decoração. Talvez, prefira as luminárias de ferro forjado, certamente irá dar um toque original ao estilo provençal.

Os charmosos móveis provençais possuem acabamento levemente rústico de madeira natural envernizada ou pintura com tons suaves ou pastel. Mobiliários antigos são muito apreciados e perfeitos para essa decoração. Por outro lado, se você não tem móveis de herança de família, poderá optar por peças produzidas com técnica de envelhecimento – onde a pintura da madeira recebe uma suave raspagem imitando desgaste por tempo de uso – é o estilo característico do provençal. Móveis com um toque de antiguidade são quase uma relíquia familiar e devem ser colocados no espaço mais nobre da casa.

Imagens do Pinterest e Atelier Clássico


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.